Turismo (Alto Taquari - MT)

Turismo Ecológico em Alto Taquari
• A nascente do rio Araguaia encontra-se no município de Alto Taquari.
• No município de Alto Taquari uma sucessão de várzeas, matas inundadas e lagos marcam os primeiros 40 quilômetros do rio Araguaia.
• A riqueza da fauna, com diversidade da espécie de aves e roedores, toma conta dos intocáveis canais que fazem do Araguaia um espetáculo das águas.
• Dezenas de olho d’água formam regos, que, incorporando a outros, formam córregos e o Araguaia, que mais parece uma serpente, com uma sucessão de curvas, se torna um conjunto de riachos que invadem as margens, em Alto Taquari.
• Na linguagem dos índios Tupi Araguaia significa rio das Araras. É também chamado de “Berohokã”, que quer dizer rio Grande, pelos índios Karajás.
• Com inúmeras cachoeiras e rios, o Araguaia é o cenário perfeito para a pesca esportiva, prática de esportes de aventura e caminhadas em trilhas ecológicas.
• São mais de dois mil quilômetros de extensão fluvial do Vale do Araguaia, cujos rios já se consolidaram nacional e internacionalmente como destino de pesca esportiva. Na região encontram-se cobiçadas espécies de peixes como pirarara, filhote, matrinxã e tucunaré.
• Parque Nacional das Emas:
Alto Taquari fica distante 55 quilômetros do Parque Nacional das Emas, fazendo parte do roteiro estendido do Parque.
O Parque Nacional das Emas situa-se no chamado Planalto Central, ao extremo Sudeste do estado de Goiás, nos municípios de Mineiros e Chapadão do Céu.
O parque conta com 131.868 hectares de reserva, onde o visitante pode observar, além da rica vegetação, corredeiras de águas cristalinas, animais como Veados-Campeiros, Tamanduá-bandeira, Lobo-Guará, Emas, Araras Canindé, Tucanos, Sucuris e diversas outras espécies.
A denominação de Parque Nacional das Emas é decorrente da presença, na região, de grande quantidade dessas aves (Rhea americana). Podem ser observados, também, uma grande quantidade de cupinzeiros, morada dos cupins, feita de barro, que se eleva do solo a alturas que chegam a ultrapassar um metro, que, em certas épocas do ano, irradiam uma luz fosforecente, de tom azul-esverdeado, produzida pelas larvas dos cupins, o que dá à noite um colorido muito harmonioso.
Parque Taquari:
Parque Taquari, ainda em andamento, que está se estruturando para gerar novos empregos, preservar a natureza, receber a população e visitantes. O Parque Taquari irá contar com uma infra-estrutura moderna: área de lazer, paisagismo, bosque, calçadão para caminhada, área de prática esportiva, restaurante e o lago com aproximadamente 33 hectares de espelho d’água. O principal objetivo desse projeto é a preservação da nascente do rio Taquari (Bacia do Prata).
Para anunciar: guia@tipoalfa.com.br