Turismo (Guiratinga - MT)

Turismo Ecológico em Guiratinga
• Sítio Arqueológico
Localizado na margem do Rio das Garças, cercado por uma paisagem deslumbrante composta pela formação rochosa descrita como Planalto dos Alcantilados o turista poderá contemplar figuras rupestres incrustadas em blocos de arenitos consolidados, que até o momento ainda não foi realizado nenhum estudo específico por especialistas.
De modo geral as figuras descrevem cenas do cotidiano além de pegadas de animais e traços e perfurações impressionantes que sugerem uma espécie de marcação ou algo do gênero.
O turista ainda contemplará praias naturais maravilhosas, vez ou outra ao longo das trilhas se deparará com animais silvestres como antas, capivaras, revoadas de araras, entre outros.
Localizado na margem do Rio das Garças.
• Morro
O Fortim do Cassununga, como é estadualmente conhecido, é um local de rara beleza.
No seu topo o turista contempla rios e cidades do vale do Garças, a brisa constante torna mais agradável a escalada do morro neste local esta sendo viabilizado a construção do parque temático que ira reproduzir as principais etapas da sangrenta batalha entre Morbeck e Carvalhinho.
• Cachoeira
Localizado a aproximadamente 04 Km da zona urbana do município encontra-se em fase de estruturação o Pólo Turístico da Mateirinha.
Neste local pode-se realizar passeios em maravilhosas trilhas ecológicas que atravessam cânions, chuveiros naturais, cachoeiras, de rara beleza.
A "cachoeira celular" é um dos principais pontos de concentração dos visitantes.
Contará também com um Horto Florestal e um Núcleo de reprodução de plantas nativas (em especial orquídeas), ornamentais e frutíferas. O contato com a natureza é a máxima desse pólo; águas cristalinas, animais silvestres, árvores centenárias enfeitam a estadia daqueles que se aventuram por este pólo.
• Pesqueiro
O Distrito de Alcantilado foi um dos principais centros econômicos no ciclo diamantífero Lajeadense, ali havia uma estrutura urbana bem organizada no local que parecia numa rápida análise se transformaria numa próspera cidade.
A febre diamantífera passou e com ela também foram embora as expectativas do desenvolvimento. Desde então a vila foi se transformando em uma comunidade pacata de pescadores e remanescentes do garimpo.
O local oferece fantásticos pontos de pesca, praias naturais, local ideal para passeios de barco, visita ao cânion dos Alcantilados entre outros.
Outro atrativo muito interessante a centenas de romeiros é a visita ao tumulo do milagreiro Moacir. Ainda criança teria morrido de sede e ato hoje centenas de pessoas se deslocam em romaria ao seu túmulo levando potes de água em troca dos milagres recebidos.
• Pesqueiro
Antiga vila de garimpeiros, o Distrito de Vila Nova se configura na atualidade como um local para férias, prática de esportes náuticos, praias regadas por uma pitada de aconchego da população local.
Òtimo para passeios de barco a motor ou a remo. Já na chegada do distrito à nostalgia rouba a cena. Uma enorme passarela suspensa com 115 metros de extensão desafia o visitante a cruzar as águas do Rio Garças. O local é servido por energia elétrica, água encanada.
O Distrito destaca-se pela sua religiosidade, representada através da Capela de Nossa Senhora Aparecida construída por devotos da Santa, pela travessia do rio Garças através da ponte suspensa, paisagens exuberantes, além do turista poder saborear, a tradicional peixada do Bacona.
• Vale do Prata
O rio Prata divisor natural entre os municípios de Guiratinga, Pedra Preta e São José do Povo, oferece espetáculo paisagístico de rara beleza. Canyons, Cachoeiras, Corredeiras, ajudam a compor o espetáculo.
As atividades econômicas desenvolvidas à suas margens conseguiam até o momento graças aos impedimentos naturais do relevo preservar áreas praticamente intactas.
Ainda é possível deslumbrar o espetáculo promovido pela natureza na época das piracemas onde se observam as subidas de enormes Dourados, Surubins, Piraputangas, Pacus, Jaús entre outros; das revoadas dos pássaros, araras azuis e vermelhas, bicudos, João pinto, Curiós, Tucanos; varas de catetos; antas; macacos; cotias; tamanduás, bandeira e mirim; tatu canastra, bola, galinha, entre outros.
A região apresenta enorme potencial hidráulico, hávido por exploração; formações geológicas altamente ricas em Diamantes; blocos de Arenitos que formam figuras exuberantes no vale do amanhecer, nas proximidades da Fazenda Tapete Verde, de propriedade do Sr. Cléofanes Lopes Domingues.
No local será implantado enorme complexo turístico que possibilitará inclusive passeios de barcos onde o turista poderá apreciaras obras primas esculpida através do tempo pela mãe natureza.
• Área de preservação do Cai Cai
Os tempos modernos impõem a sociedade novas maneiras de se relacionar com a natureza. Não podemos mais desenvolver uma atividade econômica sem levar em consideração os impactos ambientais que a mesma poderá provocar. Os custos com a recuperação de áreas degradadas são muito superiores aos lucros auferidos com a exploração antrópica desordenada.
Em função do aumento da consciência preservacionista as leis também foram se adequando às exigências dos novos tempos de tal modo que a legislação ambiental do Estado pune de forma severa a quem não possui áreas de preservação e premia os municípios que as possuem, com o ICMS ecológico.
A APA do Cai-Cai possui uma paisagem exuberante, piscinas naturais com águas cristalinas e trechos encachoeirados onde a população naturalmente se dirige para realizar churrascos, banhar ou apreciar plantas nativas e animais silvestres.
Futuramente pode-se implantar um Pólo turístico nesta área uma vez que a mesma possui localização privilegiada e belezas naturais que por si só se constituem em verdadeiros cartões postais adornados por orquídeas, bromélias, quaresmeiras, buritis e frutos típicos do cerrado.
• Área de Preservação Ambiental Água Bonita
Localizada nos arredores da cidade é formada por áreas para banho, cachoeiras naturais, áreas para camping; é cercada por uma paisagem exuberante, adornada por pássaros e orquídeas.
Os proprietários aproveitando-se de sua localização privilegiada apostam na construção de trilhas ecológicas como forma de atrair os amantes da natureza para curtir um fim de tarde ou final de semana num ecossistema totalmente equilibrado.
• Balneário Moreninha
Localizada a margem da Rodovia MT 270 a 4 Kms da sede municipal, o complexo Turístico Moreninha é um local paradisíaco; cercada por paisagens transitórias entre cerrado, pantanal e vegetação amazônica o turista contempla ao entardecer e ao amanhecer, revoadas de garças, araras, bicudos, cardeais, pintassilgos, canários, curiós entre outros.
O local é propenso a cavalgadas, munido de trilha ecológica, réplica do garimpo de diamantes, aldeia indígena Terena, piscinas naturais, criatório de peixes, cascata, área para camping, pista de motocross, quadra de areia.
Para anunciar: guia@tipoalfa.com.br