História (Guiratinga - MT)

Datas históricas, efemérides de Guiratinga
1890
A história de Guiratinga sinalada pelas incursões de Antônio Cândido de Carvalho, através do Leste Mato-grossense, desbravando e ajudando a construir vários povoados.
18/06/1894
Em seguida a Missão Salesiana no Brasil, estabeleceu, uma de suas dependências no lugar denominado “Merure” em pleno centro dos índios bororos, e essa dependência denominou-se “Colônia Indígena Sagrado Coração de Jesus” sob a direção do padre João Duroure de origem Francesa.
1895
chegaram a esta região nortistas e nordestinos, que haviam embrenhando-se nas matas e cerrados em busca de seringueiras e das famosas mangabeiras, árvores que proliferam por toda extensão do Rio Araguaia e Garças e que era muito rica em látex.
1900
Passa pela fazenda Boa Vista, um baiano de nome Feliciano Sezilo dos Santos, que ouve atento todas estórias contadas por Cajango.
1920
A fundação de Guiratinga deve-se ao mineiro Augusto Alves, quando fazia reconhecimento da região juntamente com sua família, chegaram as margens do córrego Lageadinho e instalaram-se num rancho de sapé; pouco tempo depois edificou uma bonita casa, às margens do córrego Seminário, que serviria de ponto de partida para a futura cidade de Lageado.
1929
Guiratinga embora recebendo um acentuado fluxo de pessoas procedentes de Minas, Goiás e das lavras diamantíferas do Estado da Bahia, era conhecida simplesmente como “povoação do lageado”, e pertencia ao município de Santa Rita do Araguaia.
25/09/1929
Por força da Lei Estadual nº 1.023 passou a categoria de Vila, denominando-se Vila Lajeado.
1938
Aconteceu um fato importante na vida de Lageado, por força de Decreto-Lei nº 145 de 29.03.1938 a cidade passa a ser sede do seu próprio município, ou seja, de Lageado. Acabou-se pois, o absurdo de Lageado ser sede do município de Santa Rita do Araguaia.
31/12/1943
Foi por Decreto-Lei Estadual nº 545 a cidade passou a se chamar definitivamente Guiratinga.
Para anunciar: guia@tipoalfa.com.br