Geografia (Poxoréo - MT)

Geografia de Poxoréo
Topografia
Os testemunhos geológicos indicam a origem do município nas coberturas não dobradas do fanerozóico, sub-bacia ocidental da Bacia do Paraná. O município situa-se na depressão denominada Rio Paraguai, calha do rio São Lourenço.
Apresentam em seu relevo as serras Grande, Saudade, das Araras e Paraíso. Notadamente, aparecem os Morro da Mesa, nos arredores da cidade de Poxoréu, é um cartão postal, e o Morro Dois Irmãos, próximo a divisa de Poxoréu com Guiratinga.
O relevo geral do município se enquadra no planalto dos Alcantilados, com elevação média de 700 metros acima do nível do mar, elevando-se de leste para oeste, numa variação de 202 a 800 metros de altitude. A cidade de Poxoréu eleva-se a 450 metros acima do nível do mar, próxima da borda noroeste do planalto.
De um modo geral o relevo de Poxoréu está dividido em:
30% Montanhoso
30% Ondulado
40% Plano
O relevo montanhoso é formado por rochas avermelhadas na maioria, com presença de árvores e gramíneas.
Já o relevo ondulado ocupa a maioria das terras férteis (mata) onde se cultiva arroz, milho e feijão (lavouras de subsistência) e formação de pastagens.
E no relevo plano encontram-se os cerrados e campos, onde a agricultura mecanizada tem sua atuação. Essas terras estão próximas às terras de Primavera do Leste.
Existe também boa área de cerrados, com solos arenosos, localizados principalmente na região do garimpo de diamantes, onde nem o plantio de pastagem de brachiaria é viável.
O solo da região apresenta muita variação, tanto na qualidade física quanto química. Os tipos mais comuns são: Latossolo vermelho amarelo (40%), Latossolo vermelho escuro (40%) e as Areias Quartzosas (10%) e Litossolos (10%). A maior parte dos solos da região apresenta de média a baixa fertilidade, mas que com uma boa correção e adubação poderão atingir boa produção.
Classificamos nossos solos assim:
Parte Alta: Terras planas próximas as terras de Primavera do Leste, onde se cultiva arroz, milheto, girassol, milho, algodão, mamona e soja, todas mecanizadas.
Parte Baixa: Terras com relevo ondulado e montanhosos onde se cultiva arroz, milho, mandioca, feijão e pastagens (lavouras de toco e semi-mecanizadas) região de matas, campos e cerrados arenosos.
Clima
O clima do município é tropical quente e sub-úmido. A temperatura média anual é de 22° C, sendo a maior máxima 38° C e a menor mínima 0° C.
Hidrografia
Os cursos d’água do município participam de duas grandes bacias hidrográficas: a do Tocantins e a do Prata. Entre essas duas bacias, agindo como divisores naturais de águas estão a Serra Grande e a Serra da Saudade, quase ocorrendo um estrangulamento entre o córrego do sul denominado Água Emendada e o rio do norte denominado Sangradourozinho.
Entre as águas do norte, destaca-se a micro-bacia do rio das Mortes, localizada na divisa de Poxoréu com os municípios de Primavera do Leste, Novo São Joaquim e Santo Antonio do Leste, tendo como principais tributários os rios Sangradourozinho e Sangradouro Grande e os ribeirões das Almas e dos Perdidos. Integram também a micro-bacia do rio das Mortes, o ribeirão das Malas, o Córrego Encantado e a Lagoa do Cervo (todos afluentes do Sangradouro Grande), além de diversos riachos menores. Entre as águas do sul, nomeia-se a micro-bacia do rio Vermelho, composta pelos rios Areia, Paraíso, Poxoreuzinho e Coité e pelos ribeirões Areia, Bororo, Água Emendada, Lambari e outros de menor monta. Integram ainda a essa micro-bacia os ribeirões Dourado, Iguaçu, Toca da Onça, Calango, Grande e o Rio dos Peixes, principal afluente do Rio Paraíso.
Destaca-se ainda como fator de relevância a existência de mais de 1200 nascentes, jorrando água de excelente qualidade para o consumo e irrigando naturalmente o território do município.
Precipitação Pluviométrica
A precipitação anual é de 1750 mm a 1900 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro.
Altitude
A altitude média do município é de aproximadamente 450 m acima do nível do mar, tendo uma variação de 202 a 800 m.
Vegetação
Aproximadamente 60% da área do município são coberta de cerrado, com vegetações média-fraca e predominância de gramíneas. Existem também os campos naturais, aproveitados economicamente para a pecuária de corte, com maior aproveitamento na época da rebrota (após o fogo, pratica costumeira nos meses de agosto a outubro).
A mata está localizada nas terras férteis da região ondulada e nas furnas, onde são encontradas madeiras de lei, como jatobá, ipê, aroeira e outras. Nessas áreas ainda são realizadas as lavouras de toco (arroz, milho, feijão) e, lavouras de Colonião, Jaraguá e Brachiaria.
Para anunciar: guia@tipoalfa.com.br