História (Rosário Oeste - MT)

História de Nossa Senhora do Rio Acima, atual Rosário Oeste
O hino de Rosário Oeste traz com leveza e sabedoria a história do seu povo. Borracha, madeira, ouro e diamante marcaram a economia do município na década de 50. Foi no bairro Monjolo onde tudo começou.
Naquela época, o local era um sítio, fundado em 1751 por Inácio Maciel Tourinho e sua esposa, Maria Francisca Tourinho, onde lá construíram a capela de Nossa Senhora do Rosário. A imagem que compunha o oratório veio do Rio de Janeiro (peça confeccionada por um artesão carioca). Somente em 26 de agosto de 1833, por meio do Decreto nº. 30, o povoado de Baikairis e Bororos foi elevado à categoria de “Freguesia” (nome que se dá às menores divisões administrativas), com a denominação de Nossa Senhora do Rio Acima, devido a interação com Rio Cuiabá e em homenagem à santa padroeira.
A região era passagem obrigatória para aqueles que se dirigiam às minas de Diamantino, famosas já naquela época e portanto, um pequeno povoado foi se formando com o passar dos anos.
Com o passar do tempo o povoado do Monjolo foi se desmantelando, e outro foi criado, sendo transferida inclusive a imagem de Nossa Senhora do Rosário.
O nome da Freguesia só foi alterado 82 anos depois, com aprovação da Lei nº. 694, de 11 de junho de 1915. A partir dessa data, a vila deixou de ser chamada de Nossa Senhora do Rio Acima para Rosário Oeste. Em outro período, um novo decreto provincial, a Lei nº. 772, de 16 de junho de 1918, outorga Rosário Oeste como foro de cidade, uma espécie de vila grande que apesar da sua dimensão, não tem estatuto legal de município.
De acordo com documentos históricos, Rosário Oeste só passa a ter personalidade jurídica e autonomia administrativa, em 25 de junho de 1861, quando o presidente da província de Mato Grosso, coronel do Corpo de Engenheiros, Antônio Pedro de Alencastro, sanciona a Lei nº. 08, aprovada pela Assembléia Legislativa Provincial, que transforma o vilarejo em uma entidade estatal.
Em 2008, Rosário Oeste comemora 147 anos de emancipação político-administrativa. A cidade hospitaleira está pronta para acolher filhos de todas as regiões do país: Norte, Sul, Leste, Oeste, Noroeste, Sudeste e do próprio Centro-Oeste. Estas pessoas de gosto simples e braços abertos garantem que os migrantes que aqui fazem moradas aprendem valorizar a cultura, a culinária, as crenças e as nossas belezas naturais. Logo, se tornam também filhos da terra.
Etimologia
Rosário - vem do latim “Rosarium, a coroa de rosas, pode estar ligado a Rosa Mystica, um dos nomes da Virgem Maria.
Oeste - origem anglo-saxão “west”, em francês “ouest”, que designa ponto cardeal a esquerda do observador, voltado para o norte, ponto da esfera celeste.
Dependência Genealógica
O Município de Cuiabá deu origem ao município de Nossa Senhora do Rio Acima ( depois denominado Rosário Oeste).
Crédito: Confederação Nacional dos Municípios