História (São Félix do Araguaia - MT)

Nosso São Félix é do Araguaia
A efetiva colonização da região de São Félix do Araguaia ocorreu no início da década de quarenta, no tempo da Marcha para o Oeste, com Getúlio Vargas presidente.
A denominação de São Félix foi dada no dia 20 de novembro de 1942, por ocasião da visita do bispo D. Sebastião Thomas Câmara ao incipiente povoado.
A invocação a São Félix provinha do sofrimento do povo na conquista de uma terra povoada por nações indígenas, região de tensão social. Tomaram São Félix por padroeiro, acreditando que os protegeria contra os índios xavante, que habitavam a região e faziam incursões sobre o nascente povoado, pois não admitiam a ocupação de seu território.
Na margem direita do Rio Araguaia, vivia o pacífico povo indígena Karajá. Com a descida do povo Xavante para o sul, a partir de 1945, registrou-se maior tranquilidade entre os colonos.
A Lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, criou o distrito de São Félix, com território vinculado ao município de Barra do Garças.
Em 1963, uma lei propôs a criação do município, tendo sido vetada pelo executivo estadual. Em 13 de maio de 1976, através da Lei Estadual nº 3.689, foi criado o município de São Félix do Araguaia.
O termo "Araguaia", de origem geográfica, foi incorporado para distinguir o município mato-grossense de outro com a mesma denominação, no Estado da Bahia.
Crédito: Confederação Nacional dos Municípios